terça-feira, 27 de abril de 2010

Energias Renovaveis

Para o meu primeiro post, vou dar a conhecer para quem não souber o que são as energias renováveis.



O que são as energias renováveis?





As energias renováveis são todas aquelas formas de energia que são obtidas de fontes naturais capazes de se regenerar, e portanto virtualmente inesgotaveis,ao contrário dos recursos não renováveis. São conhecidas pela imensa quantidade de energia que contêm, e porque são capazes de se regenerar por meios naturais.


As formas ou manifestações mais conhecidas são: a energia solar, a energia eólica, a biomassa e a hidroeléctrica.



A energia solar:


A energia solar è a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa proveniente do sol e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja directamente para aquecimento de água ou ainda como energia eléctrica ou mecânica.

Energia eólica:


Energia eólica é a energia que provem do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Eolo, Deus dos ventos na métologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento.


A energia eólica é aproveitada para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás.
Na actualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores, grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho. Esse movimento através de um gerador, produz energia eléctrica.



A Biomassa:


A energia biomassa é a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energias calorifica e eléctrica.


Energia hidroeléctrica:




A energia hidroeléctrica é a energia que se produz em barragens construídas em cursos de água ( exemplo a barragem do alqueva ): As centrais hidroeléctricas aproveitam a energia dos rios para funcionar uma turbina que move um gerador eléctrico.



Trabalho, pesquisado na Internet.


Sem comentários:

Enviar um comentário