quarta-feira, 19 de maio de 2010

Fabrica de orgãos

A engenharia de tecidos avança para que, num futuro não tão distante, seja possivel criar figados, corações e outras partes humanas em laboratório
Pode parecer um filme barato. No entanto, descrições de “fábricas" de órgãos, onde o sujeito que estiver com o fígado estragado pode comprar uma peça de reposição, hoje não vêm de Hollywood, mas dos laboratórios das mais respeitadas universidades do planeta. Não é ficção científica, é um prognóstico do que a engenharia de tecidos, uma ciência da qual você ainda vai ouvir falar muito, será capaz de realizar. Não hoje, nem amanhã. Até que fígados, rins, pulmões e corações possam ser adquiridos com certificado de garantia, funcionando perfeitamente, vão se passar décadas. Porém não muitas. Além de bexigas de cachorro, dentes de rato, pesquisas com animais destinadas a desenvolver todo tipo de órgãos, atualmente laboratórios já produzem partes simples do corpo humano, como pele e cartilagem. O nível de qualidade é bastante razoável e há uma pequena variedade de produtos patenteados à venda no mercado.

Há ainda também estudos avançados para o desenvolvimento de outras partes, como dentes e fígado.
No futuro planejado pelos cientistas, o nosso corpo será tratado pelos médicos quase como uma máquina. Peças que não funcionam direito ou ficaram velhas poderão ser trocadas por outras novinhas, construídas em laboratório.
O fantastico é que uma fábrica de orgãos podera salvar a vida a muita gente.

Veja Mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário